domingo, 16 de abril de 2023

Entrevista do Jornal da Cidade com o craque Henágio em abril de 1983

 

Entrevista feita pelo Jornal da Cidade com o craque Henágio em 15 de abril de 1983. Na ocasião, a grande promessa rubra estava em negociações contratuais com o Club Sportivo Sergipe após ótimas atuações no Brasileiro de 1983. Além disso, grandes clubes do país estavam interessados na sua contratação, como o caso da dupla Sport e Santa Cruz que brigavam nos bastidores para ficar com o passe do craque. No final, o Tricolor do Arruda acabou ganhando essa disputa e Henágio continuou a encantar os gramados do país. 

Segue a seguir a transcrição dessa entrevista.  

 

Ilustração: Lorenzo Henriques.



O MELHO CONTRATO

Por ter sido o atleta do Sergipe que mais se destacou na Taça de ouro do Campeonato Brasileiro deste ano, ele quer fazer o melhor contrato como profissional de futebol em nosso Estado. Além do mais, o interesse de diversas equipes do futebol do Brasil estando entre elas Sport Clube do Recife, Botafogo do Rio, São Paulo e Grêmio Porto Alegrense só veio valorizar o meio campista e fortalecer a sua proposta para renovação. Referimo-nos a Henágio, garoto saído das equipes inferiores do time Mais Querido, e que hoje é o mais badalado atleta do futebol sergipano. Nesta entrevista ele confirma sua proposta de 2 milhões de luvas e 600 mil de ordenado mensal e afirma que está pedindo pelo quanto vale. Henágio admite ainda que para se consagrar mesmo no nosso futebol só falta ganhar dinheiro e aponta como solução para o impasse da renovação o diálogo.

JC – O que é que está pegando realmente com relação a sua renovação de contrato com o Sergipe?

Henágio – Eu creio que os dirigentes ficaram abismados com a minha proposta, principalmente o presidente Antônio Soares da Mota, mas acredito que fiz minha proposta baseado nos 60 milhões que o Sergipe está solicitando pelo meu passe, cero? Estamos ainda em negociações para ver se entramos num acorde que seja bom também para mim. Estou tranquilo e como você vê Roberto Silva, continuo treinando e mais cedo ou mais tarde tenho certeza que uma solução será encontrada.

JC – Verdade que você solicitou 2 milhões de luvas e 600 mil cruzeiros por mês?

Henágio – Exato, porque eu creio que todo jogador do sul que o passe dele é estipulado em 60 milhões ele tem direito de ganhar no mínimo 600 mil cruzeiros. E você sabe que meu passe estando estipulado neste valor eu creio que tenho condições de ganhar a pedida que eu fiz.

JC – E contraproposta do Sergipe você já tem conhecimento?

Henágio – Não, mas eu creio que nós estamos entrando em acerto e por certo mais cedo ou mais tarde nós possamos entrar num acordo.

JC – Henágio, mas você admite que para o futebol sergipano você fez uma proposta salgada?

Henágio – Não, não, eu fiz de acordo com o meu passe, certo? Mas você sabe que vai pintar proposta do Sergipe e se eu solicitasse- 100 milhões os dirigentes de qualquer maneira teriam que fazer a proposta deles porque não iam querer pagar o que eu pedi. Por isso mesmo estou aguardando a contraproposta.

JC – Você participará, mesmo sem contrato, dos próximos jogos do Sergipe?

Henágio – Eu creio que não porque eu tive uma conversa com o presidente e ele me pediu para eu jogar a partida decisiva e eu garanti que jogo. Agora os amistosos eu prefiro guardar o andamento dos entendimentos para ver se sai o novo contrato meu. Na verdade, eu espero mesmo que esse contrato saia logo para que possa jogar já amanhã e com tranquilidade.

JC – Mas você estaria propenso em reduzir a quantia da sua proposta?

Henágio – Sobre isso nada posso lhe adiantar, porque primeiro vamos conversar.

JC – Estaria difícil o diálogo com o presidente Motinha, devido a sua quente proposta?

Henágio – Está um pouco difícil mas eu creio, volto a repetir, que ou mais cedo ou mais tarde vai haver uma contraproposta. Porque eu sei o meu ponto de vista e creio que tenho um bom futebol, vocês já viram aí no Campeonato Brasileiro e eu tenho certeza que eu posso render muito mais porque estou chegando ao nível que pretendo chegar. Só resta agora ganhar dinheiro.

JC – Essa proposta sua foi feita de acordo com parecer de seus irmãos?

Henágio – É, exato, eu creio que tenho que ir pelos meus irmãos os quais são mais adultos do que eu e eles sabem o que estão fazendo, porque estão procurando a minha melhora, uma vez que sou órfão de mãe, sou pobre e tenho de adquirir alguma coisa. Se estou jogando é porque preciso e eu espero que o contrato saia mais breve possível para eu poder jogar tranquilo. Não é porque eu saí do juvenil que vou aceitar tudo que eles querem.

JC – Caso não chegue a um denominador comum para renovação de contrato com o Sergipe o que você espera, Henágio, que aconteça?

Henágio – Bem, é claro que vou ficar torcendo para que apareça uma dessas equipes que demonstraram interesse em me contratar e adquirir o meu passe junto ao Sergipe. Se não aparecer agora, tenho certeza que vem mais tarde, porque você sabe que foi o primeiro nacional que participei e creio que saí muito bem. Por isso mesmo acredito que tudo dará certo, sou jovem e as grandes equipes gostam de investir nos novos valores que surgem.



Você pode acessar o exemplar digitalizado desse jornal no seguinte link: Jornais de Sergipe: Jornal da Cidade (ufs.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Zé Pequeno: o Príncipe do Futebol Sergipano

  Por Davi Tenório Zé Pequeno, o Príncipe do Futebol Sergipano. 1967. No dia 13 de julho de 2023 o futebol sergipano perdeu um dos seus ...