quarta-feira, 10 de maio de 2023

Há 40 anos o craque Henágio deixava o João Hora para virar lenda em Pernambuco

 

Após a histórica campanha do Sergipe no Brasileiro de 1983, vários clubes de fora do estado passaram a sondar os destaques daquele timaço do Mais Querido. Os jornais sergipanos noticiavam a cada dia o assédio de clubes como Flamengo, Botafogo, Sport, Santa Cruz e Inter de Limeira aos craques Valença, Luís Carlos Bossanova e, principalmente, Henágio.

Henágio durante uma partida do Brasileiro de 1983. (Foto: Jornal da Cidade).


Naquele tempo, o Club Sportivo Sergipe colhia grandes frutos de um trabalho de formação de atletas pioneiro no estado. Dentre os jovens talentos que rapidamente se destacaram nos nossos gramados, Henágio foi sem dúvidas a grande revelação da década de 1980, com uma ascensão meteórica que culminou no título de campeão sergipano de 1982 e ótimas atuações pelo Brasileiro de 1983. Na ocasião, Henágio foi peça fundamental em uma campanha memorável frente a grandes clubes do país como São Paulo, Sport, Grêmio, Botafogo e América-RJ – inclusive tendo marcado gols contra essas duas últimas equipes.

Henágio atuando pelo Mais Querido em um confronto frente ao Galícia pelo Brasileiro de 1983.


O talento do jovem rubro logo despertou a atenção de grandes equipes, como os cariocas Botafogo e Flamengo. Porém, a disputa pela contratação do jogador foi de fato acirrada entre a dupla Sport e Santa Cruz, ao ponto dos jornais já anunciarem o acordo entre o jogador e o rubro-negro pernambucano por um valor de 30 milhões de cruzeiros. Até mesmo o próprio Henágio já dava entrevista como jogador do Sport.

Henágio já era tido como nova contratação do Sport até mesmo pelo próprio jogador.
(Jornal da Cidade, 03.05.1983).


Acontece que nos bastidores o Santa Cruz deu um verdadeiro chapéu em seu arquirrival. Através da atuação do conselheiro e dirigente coral João Vieira, o mesmo que contratara os sergipanos Nunes e Joãozinho da Mangueira (este revelado pelo Sergipe) para o Arruda, o tricolor anunciou oficialmente Henágio como grande contratação.

Infelizmente a última partida do ídolo com as cores do Gipão não ocorreu nos gramados do Batistão. Durante uma série de amistosos preparativos para o estadual, Henágio se despediu do seu clube de coração em Penedo em um confronto contra o Penedense que terminou em 0 a 0 no dia 1º de maio.

A partir de então, a jovem estrela oriunda do bairro Cirurgia passaria a se tornar lenda em Pernambuco e em outros gramados do país.

Henágio durante treino no Arruda como jogador do Santa Cruz.
(Jornal da Cidade, maio de 1983).


Fontes:

Jornal da cidade, maio de 1983

Diário de Pernambuco, edições de 07.05.1983

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Zé Pequeno: o Príncipe do Futebol Sergipano

  Por Davi Tenório Zé Pequeno, o Príncipe do Futebol Sergipano. 1967. No dia 13 de julho de 2023 o futebol sergipano perdeu um dos seus ...