sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Sergipe x Cotinguiba e o surgimento do Clássico Vovô

Time do Sergipe que enfrentou o Cotinguiba no primeiro Clássico Vovô em 1916. (Créditos: Globoesporte)
                                                                                                     Por Milton Filho

 Fundados como co-irmãos em outubro de 1909, Sergipe e Cotinguiba nutriram desde muito cedo uma rivalidade no desporto sergipano. Muito antes do Confiança, era o Tubarão da Praia que tinha o posto de principal adversário do Gipão nos certames locais. Fato é que nem sempre o mais velhos saem por cima. Fundado em 10 de outubro daquele ano, o então Cotinguiba Sport Club é até hoje a agremiação mais velha do esporte local que ainda está em funcionamento. O Club Sportivo Sergipe viria ao mundo cerca de uma semana depois, já no dia 17 de outubro. Ambos os clubes que foram fundados para a prática do remo, e que levavam o nome dos importantes rios sergipanos, viriam a rivalizar anos depois no futebol. Assim projetando o esporte para os aracajuanos.

 Mas nem tudo foram flores. A implantação do esporte bretão só se deu nos clubes por causa do Almirante Aminthas Jorge. O esporte bretão não era bem quisto pelos dirigentes por ser visto como algo para desocupados. Ainda assim, em 1916, o almirante conseguiu numa reunião convencer o presidente do Cotinguiba, Godofredo Menezes, e do Sergipe, Euclides Porto a estabelecerem o futebol nos quadros de suas agremiações. E assim foi feito. Porém, a prática esporte ficava restrito aos sócios dos clubes. No início, ambas as agremiações formaram um combinado que derrotou o Sergipe F.C. de Propriá por 4 a 0, no recente campo da Praça Pinheiro de Machado, sendo esta a primeira partida organizada no estado seguindo as normas legais do esporte.

 Acontece que um troféu seria dado ao vencedor do confronto. E como venceu a 'Seleção de Aracaju', criou-se a dúvida de qual time ficaria com a taça. Sendo assim, Sergipe e Cotinguiba tiveram de decidir no campo a qual time o Troféu Ao Preço Fixo iria pertencer. Desta forma, no domingo de 10 de dezembro de 1916, Sergipe e Cotinguiba disputaram o primeiro Clássico Vovô. Na ocasião, o Colorado foi ao campo de jogo com a seguinte formação: Alonso; Cravo e Oliveira; Constâncio Vieira, Lauro e Rolinha; Josué, Vitor, Moraes, Roque e Mendes. Já o Cotinguiba entrou com: Alexandre; Alberto e Travassos; Bessa, Godofredo e Eduardo; Clóvis, Nelson, Chaves, Valdemar e Paulo.

 Na mesma Praça Pinheiro de Machado de outrora, sob a arbitragem de Edgard Magalhães, o Gipão estreou o marcador do clássico com gol de Roque. Sofreu a adversidade da virada, com dois gols de Godofredo, que marcara de pênalti e falta - bola parada não era o forte do vermelhinho -. O mesmo Roque não ficou por menos e estufou as redes mais uma vez, agora marcando tento de cabeça. Já com cerca de quinze minutos para o término do confronto, Clóvis marca contra a própria meta e decreta o placar final. Sergipe 3 x 2 Cotinguiba.

 Assim como venceu o primeiro Clássico Náutico diante do Cotinguiba nas regatas em 1910, o Sergipe vencia a partida de estreia do clássico no futebol, selando mais uma vitória diante do arquirrival. Contribuindo assim para os versos do seu futuro hino: "O Sergipe no esporte na história/Nas pelejas da terra e do mar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Zé Pequeno: o Príncipe do Futebol Sergipano

  Por Davi Tenório Zé Pequeno, o Príncipe do Futebol Sergipano. 1967. No dia 13 de julho de 2023 o futebol sergipano perdeu um dos seus ...